Gilmar Pontel entrevista à Vida no Campo
Na quarta-feira (14), o secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Industrial, Gilmar Pontel, concedeu entrevista à Vida no Campo, onde teve a oportunidade de falar sobre as ações que vem concedeu sendo desenvolvidas pela secretaria, passados seis meses de gestão.
Conforme Gilmar, inicialmente houve um trabalho para equipar a secretaria, dando condições aos funcionários, com a aquisição de quatro computadores e um novo espaço, mais amplo, junto ao antigo fórum, ao lado da escola Interativa.
O secretário destaca, entre as ações, um subsídio do cascalho, onde a prefeitura realizou licitação, conquistando um preço menor. Para ter acesso ao benefício, o agricultor precisa possuir o talão de produtor e a Declaração de Aptidão ao Pronaf. Dessa forma, o produtor realiza a compra e a prefeitura faz a entrega. Já foram distribuídas cerca de 1,7 mil toneladas de cascalho subsidiadas.
Outro programa que está sendo colocado em prática pela secretaria trata-se do “Horas Máquinas”, que trata do subsídio de até 10h nos trabalhos das empresas cadastradas, com 50% de subsídio. São 11 empresas cadastradas, porém novas devem ingressar no credenciamento. Cerca de 40 produtores já foram atendidos. São cerca de oito mil horas subsidiadas.
Sobre o programa, Gilmar cita que a secretaria possui neste ano, o valor de R$ 210 mil para investimento junto às empresas. “Embora seja um valor expressivo, sabemos que isso não é um gasto, mas sim um investimento”, declara o secretário.
A secretaria realizou ainda, nesses seis primeiros meses, a renovação de contrato com a Emater, lavagem dos contêineres de lixo, também realizando a compra de novos equipamentos, outorga do uso da água através de poços artesianos, onde há também a demanda para abertura de mais cinco ou seis poços d’água, de acordo com o secretário. “Três solicitações já foram feitas junto ao governo do estado e, se houver recursos, vamos perfurar os demais”.
Um dos focos de todas as ações é manter o público jovem ligado à agricultura. “Precisamos fornecer incentivo e estrutura”, afirmou Gilmar.
Outra grande conquista na área da agricultura é o município passar a ser o fiscalizador dos empreendimentos que já existem e liberação dos novos empreendimentos, processo que passa por liberação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Um convênio com a Emater, Sebrae e UCS possibilita também, que o agricultor possa ter um desconto de 60% no valor de análises laboratoriais de solo, buscando corrigir e identificar as características de cada local.
A secretaria já trabalha nos trâmites finais para colocar em prática os convênios e garantir uma qualidade maior na prestação de serviço aos agricultores.
A Prefeitura Municipal realizou uma reunião com os moradores... VER NOTÍCIA