Três atletas estão participando de etapas com alto desempenho
Os ciclistas pradenses Elvis Schiochet, Guilherme Susin e Tainan Donida estão levando o nome do município através de duas rodas. Atletas de ciclismo, eles já se destacam pelo alto desempenho em competições estaduais e já disputam títulos.
O trio compete através do Mountain Bike - MTB (bicicleta de montanha), participando de competições como Campeonato Gaúcho, Copa Soul e Copa Metropolitana União.
Nesta quinta-feira (22), o prefeito municipal Roberto José Dalle Molle recebeu a visita de Guilherme Susin, que trouxe mais detalhes desse trabalho que vem sendo desenvolvido em prol do esporte. Guilherme, atualmente, é primeiro colocado em sua categoria na disputa da Copa Metropolitana União. Além dele, outro pradense está perto de trazer um título para o município: Tainan Donida, ciclista que lidera a categoria “Open” no Campeonato Gaúcho, tendo vencido a mais recente etapa, realizada na cidade de Arroio do Padre, próximo a Pelotas.
De acordo com Dalle Molle, “já temos percebido que há uma grande demanda por esse esporte no município e temos todo o interesse em auxiliar no seu desenvolvimento”. Guilherme destaca que, em uma etapa, são cerca de 500 ciclistas participantes, além de familiares, amigos, o que auxilia também a movimentar o setor econômico local.
Com a inauguração do Axten Hotel em Antônio Prado, a administração, juntamente com uma comissão a ser criada pelos ciclistas pensa, inclusive, na possibilidade de uma etapa do campeonato nos próximos anos ser realizada no município. “Vamos trabalhar forte para desenvolver o esporte em geral, nas mais variadas categorias, buscando oferecer novas possibilidades para a comunidade, incentivando a participação”, afirma o prefeito.
UM POUCO MAIS SOBRE O ESPORTE
COMO OCORREM OS TREINAMENTOS?
“ Treinamos quase diariamente é um compromisso, cada ciclista tem um treino diferenciado com assessoria de treinadores e equipes que desenvolvem planilhas de treinamento voltadas a necessidade de cada um, contendo alguns fatores como: frequência cardíaca, treinos intervalados, musculares, flexibilidade e equilíbrio. A serra gaúcha é um lugar propicio para o ciclista desenvolver devido o ganho de elevação e trilhas encontradas, sair com a bike e apenas pedalar não funciona pode gerar desgaste e impedir o desenvolvimento do ciclista”, comenta Susin.
Guilherme destaca que “saímos de casa com o propósito de nos divertir, tanto na viagem quanto na adrenalina durante a competição. Se a prova for longe, saímos um dia antes e vamos trocando experiências e idéias que podemos ajudar no aprimoramento do esporte”.
O MTB pela primeira vez pode dar medalha inédita para o Brasil nas olimpíadas com o carioca Henrique Avancini favorito em subir ao pódio, hoje ele ocupa segundo lugar no ranking mundial. Com a pandemia o esporte cresceu 90% no ultimo ano por ser um esporte de céu aberto
“Fica o convite para os demais ciclistas da cidade que tem totais condições de participarem nas competições estaduais”, reforça Guilherme.
A Prefeitura Municipal realizou uma reunião com os moradores... VER NOTÍCIA