Conforme avaliação da Emater, muitas propriedades adotaram o sistema anti-gelo
As fortes geadas registradas nos últimos dias geram uma certa apreensão em relação a possíveis prejuízos na agricultura. Conforme informações da Emater de Antônio Prado, através do técnico agrícola Neudi Balancelli, “ainda é prematuro avaliar se haverá alguma perda, para isso, são necessários mais uns 15 dias”.
Atualmente, as chamadas frutas do cedo estão na fase do desenvolvimento das flores, período mais resistente à perdas. Balancelli avalia que podem ocorrer perdas de flor, mas isso não necessariamente acarretará em perda de produção.
A ocorrência de neve não atrapalha as culturas, a menos que o fenômeno ocorra de forma muito intensa e em vários dias consecutivos, o que poderia sufocar as plantas.
Vários agricultores adotaram o sistema anti-gelo, com irrigação para manter as culturas molhadas, impedindo a ação da geada nos frutos.
Por outro lado, as culturas como pêssego, uva e maçã, que estão em fase de dormência, necessitam do frio e da geada para o processo interno. Neudi informa que, o pêssego, por exemplo, precisa de aproximadamente 500 horas de frio, a maçã, cerca de 600 horas, já a uva, entre 200 e 300 horas.
A Prefeitura Municipal realizou uma reunião com os moradores... VER NOTÍCIA
O prefeito municipal, Roberto José Dalle Molle e o Secretari... VER NOTÍCIA