Parceria foi firmada na última semana e envolve mais de 30 municípios da região
Propor soluções sustentáveis com uso de tecnologias para a transformação de resíduos sólidos em produtos ou energia, essa é a proposta do projeto “Resíduos Serra”, desenvolvido pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) com a parceria de municípios da região.
Em Antônio Prado, conforme informações da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Industrial, são gastos cerca de R$ 74.500,00 mensais com o lixo, desde a coleta até a sua destinação, hoje sendo São Leopoldo, cerca de 150 quilômetros de Antônio Prado.
No município, são produzidas mensalmente, mais de 200 toneladas de lixo. Com a execução do projeto “Resíduos Serra”, 20% desse total será reaproveitado.
Fases do projeto
2021 e 2022 – Serão caracterizados os resíduos sólidos do município, ocorrendo ensaios em laboratório e experimentos de aplicação em solo para avaliação agronômica e econômica;
2022 e 2023 – Instalação e execução de uma unidade teste nos municípios, com capacidade de receber cerca de cinco toneladas de resíduos por dia; Também ocorrerá a instalação de uma unidade regional para a geração de energia e produtos a partir dos resíduos sólidos urbanos, com capacidade de processamento de até três toneladas de resíduos por hora, operando 24 horas por dia, totalizando 72 toneladas processadas por dia.
Antônio Prado, 24 de abril de 2025 – E... VER NOTÍCIA
Na manhã desta quarta-feira (24), o Espaço Cultura fo... VER NOTÍCIA
Durante toda a semana, a magia da Páscoa tomou conta das esc... VER NOTÍCIA
Mais de 3 mil pessoas participaram das c... VER NOTÍCIA
A Secretaria de Turismo de Antônio Prado convida a comunidade... VER NOTÍCIA
Atendendo a uma demanda da comunidade, temos a ale... VER NOTÍCIA