Parceria foi firmada na última semana e envolve mais de 30 municípios da região
Propor soluções sustentáveis com uso de tecnologias para a transformação de resíduos sólidos em produtos ou energia, essa é a proposta do projeto “Resíduos Serra”, desenvolvido pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) com a parceria de municípios da região.
Em Antônio Prado, conforme informações da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Industrial, são gastos cerca de R$ 74.500,00 mensais com o lixo, desde a coleta até a sua destinação, hoje sendo São Leopoldo, cerca de 150 quilômetros de Antônio Prado.
No município, são produzidas mensalmente, mais de 200 toneladas de lixo. Com a execução do projeto “Resíduos Serra”, 20% desse total será reaproveitado.
Fases do projeto
2021 e 2022 – Serão caracterizados os resíduos sólidos do município, ocorrendo ensaios em laboratório e experimentos de aplicação em solo para avaliação agronômica e econômica;
2022 e 2023 – Instalação e execução de uma unidade teste nos municípios, com capacidade de receber cerca de cinco toneladas de resíduos por dia; Também ocorrerá a instalação de uma unidade regional para a geração de energia e produtos a partir dos resíduos sólidos urbanos, com capacidade de processamento de até três toneladas de resíduos por hora, operando 24 horas por dia, totalizando 72 toneladas processadas por dia.
A Prefeitura Municipal realizou uma reunião com os moradores... VER NOTÍCIA
O prefeito municipal, Roberto José Dalle Molle e o Secretari... VER NOTÍCIA
Prepare-se para viver momentos inesquecíveis com a gente! Co... VER NOTÍCIA