Considerando a Nota Informativa nº 43 CEVS/SES-RS, segue as orientações para utilização de autotestes de antígeno para COVID-19.
Os autotestes para detecção de antígeno da covid-19 são dispositivos para uso leigo e devem ser utilizados de acordo com as instruções do fabricante.
1) SITUAÇÕES NAS QUAIS OS AUTOTESTES PODEM SER UTILIZADOS:
a. Triagem de casos suspeitos e seus contatos de forma oportuna, possibilitando seu isolamento e quebra de cadeias de transmissão;
b. Rastreio de assintomáticos: como, por exemplo, em situações de contato com pessoas de maior vulnerabilidade;
2) NÃO DEVEM SER UTILIZADOS PARA:
a. Apresentação de teste de covid-19 negativo em viagens internacionais;
b.Fins de licença médica laboral;
c. Realização em terceiros;
d. Definição de diagnóstico (o autoteste deve ser realizado apenas para triagem);
e. Pessoas com sintomas graves, como falta de ar, saturação abaixo de 95%, confusão mental, sinais de desidratação. Esses indivíduos precisam procurar imediatamente assistência em uma unidade de saúde;
3) ORIENTAÇÃO PARA PERÍODO DE COLETA:
a. Sintomáticos: Do 1º ao 7º dia após o início dos sintomas;
b. Assintomáticos que tenham tido contato com caso confirmado: a partir do 5º dia após o último contato;
c. Assintomáticos previamente a contatos com indivíduos de maior risco: o mais próximo possível ao momento do contato;
4) ORIENTAÇÕES FRENTE AOS RESULTADOS:
a. Resultado negativo:
- Em indivíduos assintomáticos: o resultado do teste é considerado negativo nesse momento. Porém, principalmente se o indivíduo for contato de alguém suspeito/confirmado, deve-se observar as orientações com relação à quarentena de contatos e monitorar o aparecimento de sintomas para realização de novos testes/procurar um serviço de saúde.
- Em indivíduos sintomáticos: se o indivíduo teve contato com alguém confirmado OU se os sintomas persistirem ou piorarem em até 48h, recomenda-se buscar um serviço de saúde para atendimento clínico e/ou realização de testes diagnósticos.
b. Resultado positivo:
- Recomenda-se que o indivíduo se isole imediatamente e, se eventualmente entrar em contato com outras pessoas, utilize uma máscara bem ajustada ao rosto, preferencialmente cirúrgica ou PFF2/N95. Também se orienta que evite o contato com indivíduos imunossuprimidos, idosos e não vacinados e não realize refeições em conjunto com outras pessoas.
Nos casos de autoteste positivo, a confirmação diagnóstica será obtida mediante avaliação de um profissional de saúde. A confirmação do caso poderá ser realizada, em serviços de saúde públicos ou privados, por meio de um teste diagnóstico (TR antígeno, RT-PCR) ou através da avaliação clínica e de vínculo epidemiológico com contato confirmado para Covid-19.
A Prefeitura Municipal realizou uma reunião com os moradores... VER NOTÍCIA
O prefeito municipal, Roberto José Dalle Molle e o Secretari... VER NOTÍCIA
Prepare-se para viver momentos inesquecíveis com a gente! Co... VER NOTÍCIA