"[...O projeto Inverno trabalhará diretamente com a população e atacando o problema de frente e de forma preventiva...]"
Com a chegada do inverno, o período de clima mais gelado passa a ser recorrente o que contribui para o aumento de casos de doenças respiratórias. Entre os diversos sintomas o mais comum é o ressecamento das mucosas, ocasionando tosse, cansaço, dores de cabeça, mal-estar, irritação na garganta, olhos, ouvidos e em alguns casos sangramento do nariz.
Em pessoas com doenças respiratórias alérgicas, como por exemplo rinite ou asma, pode haver uma piora de os sintomas devido aos agentes causadores da alergia ficarem mais tempo no ar. Para reduzir os efeitos causados pela umidade, a principal recomendação é a ingestão de água, cerca de dois litros ao dia no caso de adultos, além de cuidados com o ar frio. Outras medidas básicas como a utilização de soros fisiológicos nasais também auxiliam nos cuidados.
De acordo com o Secretário de Saúde, Andrei Casali, a secretaria passará a contar, a partir deste inverno, com um Programa de Vigilância (VIGIAR) que auxiliará no monitoramento dos períodos de maior incidência e também do clima, a iniciativa servirá como referência para criar ações preventivas. “A Vigilância em Saúde preventiva reitera a importância em se adotar as medidas de cuidado para amenizar as causas relacionadas ao ar frio. Além dessas ações, estamos constantemente monitorando as questões que envolvem riscos, em um trabalho conjunto com toda nossa equipe para que estejamos atentos a essas condições e assim orientar a população o quanto antes”, disse o secretário.
“É um período complicado, principalmente pela população estar mais exposta a baixas temperaturas em uma condição propícia a doenças respiratórias. Vamos desenvolver o projeto com o objetivo de amenizar e diminuir o número de pacientes com problemas de saúde relacionados ao inverno. O projeto Inverno trabalhará diretamente com a população e atacando o problema de frente e de forma preventiva, ou seja, prevenindo para dar qualidade de vida as pessoas, diminuindo a ocorrência das doenças”, reforça Andrei.
A Secretaria de saúde Antônio Prado reforça que os cuidados maiores são para a população mais vulnerável aos sintomas como idosos acima de 60 anos e crianças abaixo de cinco anos, e principalmente pessoas portadoras de doenças pulmonares como asma, fibrose pulmonar entre outras.
Venha celebrar com a gente a abertura oficial do Nostro Natale 2024... VER NOTÍCIA
No dia 26/11/2024, ocorreu na Sala do Programa Primeira Infân... VER NOTÍCIA
No último dia 25/11/2024, os integrantes do Programa Primeir... VER NOTÍCIA
O evento ocorreu no Tri Hotel nesta quarta-feira (27) e r... VER NOTÍCIA