Portal Destaque
menu
conteúdo principal

Notícias

16/04/2020
Gabinete do Prefeito

Juarez Santinon se posiciona sobre o novo Decreto do Estado



Foi com indignação que o chefe do executivo municipal de Antônio Prado recebeu o conteúdo do novo decreto do Governo do Estado após o encerramento da coletiva de imprensa, na tarde desta quarta-feira (15.04), quando o governador Eduardo Leite anunciou a prorrogação do decreto que restringe o funcionamento do comércio até o dia 30 de abril. A medida vale apenas para as regiões metropolitanas de Porto Alegre e Serra, afetando 47 municípios gaúchos ao todo. Após o comunicado de Leite, os prefeitos da região da Serra e da Região Metropolitana realizaram uma reunião por videoconferência que se estendeu até as 21H e só terminou após a confirmação de que o Governador ouvirá as demandas da Serra Gaúcha às 8 horas de quinta-feira (16.04). Juarez Santinon informou que ficou estabelecido na reunião dos prefeitos que os representantes dos municípios da Serra não admitem um tratamento diferenciado em relação às demais regiões do Estado.

“Entendo que devemos tomar medidas, porém, quem faz a economia girar e paga as contas são os setores produtivos. Essa distinção de atividades com os municípios da serra é injusto, tendo em vista a importância econômica na geração de emprego e renda que todo o contexto possui. Acho incoerente a abertura de algumas atividades e outras não. Nosso comércio já sentiu muito o impacto da crise e é preciso essa retomada gradual, seguindo alguns protocolos de segurança. Nós vamos brigar por uma situação igualitária, não somos melhores e nem temos essa pretensão, mas não somos diferentes e nada aqui veio de graça. Temos prestação de serviços e um comércio forte, uma agricultura única e um setor industrial que nos orgulha muito. Tudo isso é fruto de muito trabalho e precisa ser respeitado”, conclui o Prefeito.

Com a decisão de Leite, nas regiões metropolitanas de Porto Alegre e Caxias do Sul, estão autorizados apenas o funcionamento de serviços considerados essenciais. Conforme o decreto, o comércio em geral segue fechado nessas duas regiões do Estado, apesar da pressão de entidades empresariais que alertam para os riscos econômicos.

As restrições impossibilitam prefeituras a emitirem decretos diferentes do governo do Estado atingem os municípios da Região Metropolitana da Serra Gaúcha, tais como:

- Antônio Prado
- Bento Gonçalves
- Carlos Barbosa
- Caxias do Sul
- Farroupilha
- Flores da Cunha
- Garibaldi
- Ipê
- Monte Belo do Sul
- Nova Pádua
- Pinto Bandeira
- São Marcos
- Santa Teresa
- Nova Roma do Sul


OUTRAS NOTÍCIAS
Processo Seletivo Simplificado
18-04-2024

Processo Seletivo Simplificado

A Prefeitura municipal visa contratação de servidores...

VER NOTÍCIA
Foto Oficial (1)
17-04-2024

EVENTO DE CAPACITAÇÃO MULTIPROFISSIONAL

No último sábado, dia 13 de abril, Antônio Prad...

VER NOTÍCIA
Aviso de Licitação
17-04-2024

AVISO DE LICITAÇÃO

PREGÃO PRESENCIAL Nº 026/2024 – OBJETO: aquisi&cc...

VER NOTÍCIA
Foto Oficial (4)
17-04-2024

CAFÉ COM MULHERES

No dia 12 de abril, o Centro de Referência da Mulher foi palc...

VER NOTÍCIA
Aviso de Licitação
16-04-2024

AVISO DE LICITAÇÃO

PREGÃO PRESENCIAL Nº 025/2024 – OBJETO: aquisi&cc...

VER NOTÍCIA
Foto Oficial
12-04-2024

Ser Antônio Prado renova patrocínio com a Prefeitura Municipal

 A Ser Antônio Prado reafirma seu compromisso com a comu...

VER NOTÍCIA