A Vigilância Epidemiológica Municipal recebeu a notificação oficial (SINAN), na data de hoje, de um caso de meningite (streptococcusviridans), do tipo não transmissível e que não há vacina específica.
Neste momento não há surto de meningite no município, apenas um caso isolado. A Secretaria Municipal da Saúde continua monitorando a situação epidemiológica e está adotando todas as medidas necessárias.
Qualquer alteração comunicaremos a população.
INFORMAÇÕES SOBRE A MENINGITE
A Meningite é uma doença inflamatória que atinge as Meninges, membranas que envolvem a medula espinhal e o cérebro.
Principais tipos de meningite:
Existem diferentes tipos de meningite e, para cada um, há causas e sintomas específicos. O tipo de meningite mais conhecido e recorrente é o causado por bactérias: a meningite bacteriana.
Os demais tipos de meningite fazem parte do grupo de meningites assépticas, que é quando a doença não é causada por bactérias, mas por fatores como vírus, fungos, infecções como otites etc...
Sendo assim, a maior preocupação é com as meningites contagiosas ou transmissíveis. São elas que podem acarretar surtos e epidemias.
Sintomas:
Apresentam sintomas como: febre alta com início súbito; dor de cabeça intensa e contínua; vômitos em jato; rigidez de nuca; pequenas manchas vermelhas na pele (Meningite Meningocócica).
Quais as vacinas contra a meningite?
O Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza quatro tipos de vacinas que previnem a meningite bacteriana, de acordo com o Calendário Nacional de vacinação, são elas:
Mantenha sempre o calendário de vacinação em dia.
O projeto de reforma é da Secretaria de Educaçã... VER NOTÍCIA
O prefeito municipal, Roberto José Dalle Molle e o Secretari... VER NOTÍCIA
Prepare-se para viver momentos inesquecíveis com a gente! Co... VER NOTÍCIA